domingo, 28 de março de 2010

A Carta Olímpica


Propósito da Carta Olímpica

Através da história dos Jogos Olímpicos, a Carta Olímpica tem freqüentemente decidido controvérsias. Como expresso na sua introdução, a Carta possui três propósitos principais:
Estabelecer princípios e valores do Olimpismo;
Servir como código do COI;
Definir direitos e obrigações dos três constituintes principais do Movimento Olímpico: o COI, as Federações Internacionais e os Comitês Olímpicos Nacionais, e o Comitê Organizador de cada
edição dos Jogos.

A Chama Olímpica Hoje e na Antiguidade




Na primeira foto a chama
olimpica sendo acesa



A Chama Olimpica na Antiguidade
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara de Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Hestia na cidade de Olímpia.Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efectuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimónias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício. O fogo era então mantido aceso durante os Jogos como homenagem a Zeus. Os jogos foram muito importantes antigamente.


A chama Olímpica na actualidade


Nesta foto,menbros da equipe de hoquei no gelo acecndem a chama olimpica de SALTY LAKE CITY, jogos olimpicos de inverno 2002
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, em Amsterdã, o arquitecto neerlandês Jan Wils incluiu no desenho do estádio olímpico uma torre e teve a ideia de acender nela uma chama durante os jogos. Na cerimónia de abertura, em 28 de Julho de 1928, um empregado da empresa de eletricidade de Amesterdão levou-a até a cidade de Olímpia na Grécia e acendeu-a pela primeira vez esta que continua acesa até os tempos de hoje e nunca foi apagada, a chama dos jogos da era moderna na torre então chamada Marathontower (e que ficou conhecida localmente como "cinzeiro da KLM").Quatro anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932, voltou a acender-se uma chama durante os jogos no estádio de Los Angeles. Durante a cerimónia de encerramento foi apresentada uma citação de Pierre de Coubertin que dizia: "Que a Tocha Olímpica siga o seu curso através dos tempos para o bem da humanidade cada vez mais ardente, corajosa e pura"Em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, Carl Diem concebeu a cerimónia do transporte da chama Olímpica desde o antigo local de realização dos Jogos em Olímpia na Grécia, até ao estádio onde se realizavam os Jogos. Mais de 3000 atletas realizaram uma estafeta para transportar a tocha desde Olímpia até Berlim, onde o corredor Fritz Schilgen acendeu a chama na cerimónia de abertura a 1 de Agosto. A estafeta da tocha passaria a fazer parte dos Jogos Olímpicos.Também nos Jogos Olímpicos de Inverno, a chama Olímpica ardeu nos Jogos de Inverno de 1936 e de 1948, mas a primeira estafeta da tocha teve lugar nos jogos Olímpicos de Inverno de 1952. Nessa ocasião, o fogo não foi ateado em Olímpia mas sim em Morgedal, na Noruega, na lareira da casa de Sondre Norheim, que foi o pioneiro do desporto de esqui. Foi também aí que foi ateado o fogo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960 e 1994. Excepto esses anos e em 1956, ano em que foi acesa em Roma, em todos os outros jogos de inverno a chama foi acesa em Olímpia.

COI -- COMITE OLÍMPICO INTERNACIONAL


Segundo a Carta Olímpica, o Comité Olímpico Internacional ou Comite Olímpico Internacional (COI) é uma organização não-governamental. Foi criada em 23 de Junho de 1894, por iniciativa de Pierre de Coubertin, com a finalidade de reinstituir os Jogos Olímpicos realizados na antiga Grécia e organizar e promover a sua realização de quatro em quatro anos.
O COI é financiado através de publicidade e comercialização de artigos comemorativos dos Jogos e através da venda dos direitos de transmissão dos eventos Olímpicos.
Em 1896, após uma pausa de 1500 anos, realizaram-se os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que o barão de Coubertin esperava ajudassem a fomentar a comunicação e paz internacional.
Atualmente, o COI tem por objectivo centralizar a administração e legislação dos Jogos, e também servir como entidade legal que detém os direitos de autor, marcas registadas e outras propriedades relacionadas com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, a Bandeira Olímpica, o Lema Olímpico e o Hino Olímpico pertencem e são administrados pelo COI. Adicionalmente há outras organizações, nomeadamente os Comités Olímpicos Nacionais e as Federações Esportivas Internacionais, que são controladas pelo COI e que colectivamente são designadas por Movimento Olímpico.
Os países que desejarem ser anfitriões dos Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno têm de entregar uma proposta de organização ao COI, que tem a palavra final na decisão de onde se realizarão os Jogos, através da votação de delegados que representam a maioria dos países membros. Por lei, todos os membros do COI têm de se retirar ao atingirem 81 anos de idade.

Abordagem Desenvolvimentista Dentro da Ed. Física

O principal objetivo desta abordagem é oferecer experiençias de movimento adequado ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, afim que as habilidades motoras sejam alcançadas.Para o desenvolvimento motor uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos devem ser estabelecida do nascimento a morte, são elas:
*Fase dos movimentos fetais
*Fase dos movimentos espontâneos e reflexos
*Fase dos movimentos rudimentares
*Fase dos movimentos fundamentais
*Fase de combinações de movimentos
*Movimentos culturalmente determinados
Dentro da Ed. Física escolar alem da abordagem desenvolvimentistas existem outras tais como, critico superadora, sistémica, abordagem cultural, abordagem dos jogos cooperativos, abordagem da saúde, renovadora, abordagem dos parâmetros e curriculares nacionais.
Estas abordagens resultam das articulações de diferentes teorias psicológicas , sociológicas e concepções filosóficas, todas se evoluindo uma a uma .
referencias bibliograficas:
livro: Educação Física na Escola Questões e reflexões
autora: Suraya Darido

domingo, 21 de março de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno

Também organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a cada quatro anos, as Olimpíadas de Inverno reúnem esportes praticados sobre a neve ou o gelo.
Os Jogos de Inverno eram realizados, até 1992, no mesmo ano das Olimpíadas "tradicionais". A partir de 1994, no entanto, o COI passa a alternar as datas, para não dividir a atenção dos eventos.

As últimas edições das também chamadas Olimpíadas de Inverno foram realizadas em 2002, de 8 a 24 de Fevereiro, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e em 2006, de 10 a 25 de Fevereiro, em Turim, na Itália. São disputadas um total de 15 modalidades:

BIATLO, BOBSLED, COMBINADO NÓRDIGO, CURLING, ESQUI ESTILO LIVRE, HÓQUEI SOBRE O GELO, PATINAÇÃO ARTÍSTICA, PATINAÇÃO DE VELOCIDADE SOBRE O GELO, ESQUI, SALTOS, ESQUI ALPINO, ESQUI CROSS COUNTRY, PATINAÇÃO DE VELOCIDADE NO GELO PISTA CURTA, SKELETON, LUGE, SNOWBOARD.

O que é a epistemologia?

O que é a epistemologia? A resposta é: o ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento humano, pelo que também é designada de "teoria do conhecimento". Só que isto diz-nos quase nada. Por que temos necessidade de uma teoria do conhecimento? E ela é uma teoria acerca de quê, e como é que a defendemos (ou contestamos)? Aliás, o que implica dizer que a epistemologia é um ramo da filosofia? O que há de especial nas investigações filosóficas do conhecimento? Em que diferem da discussão psicológica ou sociológica acerca do "conhecimento" ou da "cognição"?
Muitos filósofos nos dias de hoje negam que as questões filosóficas acerca do conhecimento tenham um carácter especial. Defendem que a epistemologia precisa de ser "naturalizada": quer dizer, aproximá-la de uma ou mais ciências, talvez da psicologia cognitiva. Outros filósofos defendem que a epistemologia está morta. Estas perspectivas são dificilmente separáveis: a distinção entre a transformação radical e a abolição imediata não é nítida. Contudo, penso que o naturalismo está enganado e que os obituários da epistemologia são prematuros.

domingo, 7 de março de 2010

Fotos de Tabuleiros de Xadrez


Na figura 1 um tabuleiro atual, com peças que hoje em dia são comuns em ver em qualquer loja.Na figura 2 o tabuleiro e a ordem das peças com as fotos.

A História do Xadrez

A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.A primeira menção do xadrez está em um poema Persa em qual menciona que a vinda do jogo foi na Índia. O xadrez emigrou para a Pérsia (atual Irã) durante o reinado de Chosroe-I Annshiravan (531-579) e é descrito em um manuscrito persa daquele período. Existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos tem em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.
Falar afirmativamente sobre o xadrez ter se originado em tal época e em tal lugar de tal maneria pode ser uma coisa muita mais séria do que se imagina, pois existem muitas pessoas que defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia. Infelizmente não chegamos a um acordo sobre tudo isso, pois a origem do xadrez já foi atribuída até ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados. O correto é que tenha se originado de onde for o xadrez é um do jogos mais prestigiados do mundo, sendo tratado muitas vezes As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas ultimamente as regras são as mesmas desde o século XVcomo arte ou ciência.